Atrações

Artesanato Tradicional Indígena

Endereço do ponto de produção e comercialização: Aldeias localizadas na terra indígena Utiariti

Os Paresi fabricam, para o uso próprio, cestos de palha trançada e fiam e tecem algodão para fazer zamata (tipóia para carregar bebês), redes, braçadeiras e cintos. Confeccionam diferentes instrumentos musicais, alguns deles considerados sagrados, como as grandes flautas (Yámaka) que ficam nas casas cerimoniais, proibidas ao olhar das mulheres.

A produção de artesanato configurou-se como uma nova fonte de renda, pois os índios iniciaram a produção de artigos feitos à mão visando à comercialização. Para isso, criaram novos motivos e passaram a utilizar diferentes materiais na confecção de colares, brincos e pulseiras de contas do mato, leques, cocares, cestos e peneiras, arcos e flechas e espanadores que vendem aos imóti (homem branco) e outras aldeias vizinhas, gerando, desta forma, uma outra fonte de renda, como é o caso de Zeferino, um dos poucos artesãos da aldeia Bacaval.

Zeferino é um artesãos que prima por seguir a originalidade das peças e modo de fazer dos antigos. Os principais materiais que utiliza são diferentes tipos de taquaras e ainda casca, talos e frutas do cerrado para tingimento, retirados por ele mesmo, do cerrado que rodeia a aldeia. Tem grande habilidade para entrelaçar, produzindo belas cestas e roges (suporte para flechas) de tamanhos e tramas diferenciadas. Sabe realizar 21 diferentes desenhos em suas tramas. Zeferino produz ainda flechas e cocar original dos Paresi. Possui profundo conhecimento da história das etnias e tem prazer em repassá-la, e também discutir questões atuais referentes aos indígenas.

Foto Alice Kohler
Previous post

Jikunahati – Futebol de cabeça (cabeça-bol)

Caverna da Véia Péia - Foto Silvia Schneiders (1)
Next post

Caverna da Prainha

JOAO RICARDO

JOAO RICARDO

Bacharel em Turismo
Esp. em Educação Ambiental, Gestão Perícia Ambiental.
Chefe de Plan. e Fomento do Turismo.
Mochileiro.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *