Informativo

Campo Novo do Parecis participa de reunião sobre Mapa do Turismo de Mato Grosso

O município de Campo Novo do Parecis, participou juntamente com demais municípios mato-grossenses, da oficina de  atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, realizada pela Secretaria adjunta de Turismo do Estado, pertencente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento aconteceu na última quarta-feira (31/05), em Cuiabá, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Os representantes das Secretarias Municipais de Turismo receberam informações técnicas por meio de palestras, debates, com esclarecimentos de como compor o Mapa do Turismo do Estado, que será gerido pelo Ministério do Turismo (MTur).

O Secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, João Ricardo da Costa Bispo participou do encontro e ressaltou que é uma obrigação do município se fazer presente, participando do mapa, pois se o município não estiver no Mapa, ele não recebe recursos financeiros via Turismo, o que explica o aumento de municípios entrando no Mapa de Turismo neste ano.

Para integrar o Mapa, é necessário que o município se encaixe em critérios estabelecidos pelo MTur, principalmente o termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou secretário aderindo o Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Durante o evento o coordenador de pesquisa e planejamento do Turismo da Sedec, Diego Beserra, explicou que dentro de uma Região são identificadas quais cidades têm a oferta principal, a complementar e as de apoio. Ou seja, não necessariamente o município tem que possuir um grande potencial para se destacar, pois um vizinho pode oferecer estrutura complementar com outros atrativos turísticos e/ou de apoio com pousadas e restaurantes.

Durante o evento foi realizado também a composição das Regiões Turísticas em Mato Grosso, em conjunto com os gestores. O resultado foi a formação de 16 Regiões, observando que aumentou duas regiões, com a composição por 101 municípios, com aumento de 24 municípios que aderiram este ano. A adesão final para os municípios que desejam pleitear uma vaga no Mapa do Turismo Brasileiro é o dia 15 de junho.

“A realização da oficina para atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro em MT é o resultado do Programa de Regionalização do Governo Federal, pois antes a nossa “Região das Nascentes” estava com quatro municípios participantes (Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis), e a partir de agora, incluímos Porto Estrela, Brasnorte e Campos de Júlio. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e vender uma região como a nossa, com todos os envolvidos engajados é muito mais fácil do que vender apenas Campo Novo do Parecis. Observamos que as pessoas preferem viajar para regiões que têm mais opções de atrativos e de atividades, e agora, somos em sete municípios vendendo o mesmo produto”, ressaltou o Secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, João Ricardo da Costa Bispo.

Fonte: Alessandra Costa Marques/Comunicação/Prefeitura

http://www.camponovodoparecis.mt.gov.br/Noticias/2381/

FORUM
Previous post

3º Fórum Municipal de Turismo será realizado em Campo Novo do Parecis

phpThumb_generated_thumbnail.jpeg
Next post

Prefeitura oferece cursos gratuitos pelo Ministério de Turismo e SEDEC/ Turismo

JOAO RICARDO

JOAO RICARDO

Bacharel em Turismo
Esp. em Educação Ambiental, Gestão Perícia Ambiental.
Chefe de Plan. e Fomento do Turismo.
Mochileiro.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *